Arts & Crafts: demasiado boa para ignorar

O que têm em comum Broken Social SceneFeistConstantinesStarsLos Campesinos! e Apostle of Hustle? Simples, a editora.

Arts & Crafts é, muito provavelmente, a minha editora preferida. Não editam muita coisa (uma visita à lista de lançamentos mostra seis discos editados até agora em 2008, metade dos quais singles ou EPs), mas editam bem.

Tenho estado atento à Arts & Crafts desde que tomei contacto com os Broken Social Scene e tem sido difícil rejeitar o que é lançado com aquele selo. Foi através da editora que fiquei a conhecer quase todos os nomes que referi no início: a pop doce dos Stars, o rock dos nossos tempos dos Los Campesinos!, a fusão de géneros dos Apostle of Hustle ou as grandes intenções dos Constantines… tudo graças a esta editora.

Aproveito para avisar que está aí a chegar (via Arts & Crafts, claro) o álbum de estreia a solo de Brendan Canning, um dos membros centrais dos Broken Social Scene. Depois de Kevin Drew ter posto na rua um dos álbuns do ano de 2007, é a vez de Canning se colocar a jeito para os tops de final de ano. O disco chama-se Something For All Of Us… e tem lançamento marcado para 22 de Julho. Entretanto, já se pode ouvir e fazer download do single “Hit The Wall”.

Mesmo que os resultados brutos não ultrapassem os de editoras maiores (ao nível de artistas de que gosto; não falo, naturalmente, de resultados financeiros), a qualidade acima da média dos lançamentos desta editora canadiana é motivo mais do que suficiente para manter debaixo de olho. No limite, é uma das minhas newsletters obrigatórias.