O melhor de 2008 – canções

boniver1

Este é o segundo de três posts sobre o melhor da música em 2008.

Mais do que os álbuns, são as músicas que dão cabo de mim. É nelas que encontro aqueles pormenores específicos que me fazem querer ouvi-las vezes e vezes sem conta.

Este ano houve umas quantas:

10 – Constantines – “Our Age”

Sei que os Constantines não foram propriamente a banda mais falada do ano mas não sei bem porquê. Se mais não houvesse, “Our Age” teria sido motivo mais do que suficiente. Download.

9 – Sigur Rós – “Ára Bátur”

O último álbum do quarteto islandês não é tão bom como os anteriores, é certo. Mas não é propriamente fraco – longe disso. A épica “Ára Bátur” dá-nos Sigur Rós em modo orquestra. Stream.

8 – Ane Brun – “Gillian”

Foi uma das minhas descobertas de 2008 mas já anda nisto há algum tempo. “Gillian” é coisa para ser ouvida com toda a atenção. Os pequenos detalhes das cordas, das vozes e dos centrais piano e guitarra são irresistíveis. Stream.

7 – TV On The Radio – “Halfway Home”

A faixa de abertura de Dear Science é um excelente início de viagem. Foi das músicas que mais me acompanhou nos últimos meses. Download.

6 – MGMT – “Kids”

“Kids” é definitivamente uma das canções pop do ano. Não acredito que tenham passado ao lado desta música (a não ser que tenham estado reféns numa gruta do Afeganistão – mas ei, nesse caso, têm outros assuntos em mente, estou certo)… mas às vezes esquecemo-nos do óbvio. Não foi o meu caso, felizmente. Download.

5 – The Kills – “Last Day Of Magic”

Não haja dúvidas: esta música é coisa de namoro acabado, de pessoas à porrada. Está tão cheia de energia negativa que é impossível não adorar. Download.

4 – Deerhunter – “Nothing Ever Happened”

Confesso que só me atirei ao último álbum dos Deerhunter no final do ano mas acho que não cheguei tão tarde assim. E deu para descobrir esta pérola. Download.

3 – Portishead – “The Rip”

Esta música é lindíssima. Arpégios, arpégios, arpégios. Download.

2 – Los Campesinos! – “We Are Beautiful, We Are Doomed”

Se os Los Campesinos! fossem um pouco mais contidos talvez fossem já uma das minhas bandas favoritas. Mas não consigo deixar de pensar que, se fossem um pouco mais contidos, não editariam coisas como esta música fantástica. Download.

1 – Bon Iver – “Re: Stacks”

Este ano, “Re: Stacks” foi a que melhor encaixou. Bela, fria e melódica, esta música fala brilhantemente sobre passado e presente. “Re: Stacks” é bagagem e memórias. E é a melhor música do ano. Download.

“Re: Stacks” facilitou imenso esta coisa de ordenar as músicas de 2008. Este ano, não conseguiria escolher outra canção para o primeiro lugar.