Porque é que ouço pouca música

Ninguém perguntou mas eu respondo.

Tenho a ideia de que ouço pouca música. Melhor, ouço muitas vezes o mesmo conjunto de artistas, de álbuns de música. Não sou o mais ecléctico dos fãs nem o mais escavador dos melómanos. Por exemplo, pouco mais de um quinto da minha relativamente pequena colecção de música é constituído por coisas dos Radiohead.

Com isto quero dizer que ouço pouca coisa porque vou fundo no que ouço. Se gosto, gosto a sério e ouço as coisas vezes e vezes sem conta. Ainda me lembro quando descobri um b-side de Radiohead chamado “How I Made My Millions” (uma excelente música de Thom Yorke ao piano gravada em casa, com má qualidade, sons ambientes e uma melodia fantástica) e o ouvi 53 vezes de uma só assentada. Mais tarde, ultrapassei este recorde com relativa facilidade mas já não me recordo bem do certamente maravilhoso objecto que motivou tal maluquice. Mas ficou a ideia de que é isto que faço. Ouço álbuns vezes sem conta, apaixono-me loucamente por muito poucos. Quando não me apaixono e a coisa fica ali no meio termo, dificilmente perco tempo.

Claro que esta atitude faz com que perca pérolas e muitas vezes fique agarrado a coisas antigas. Mas não faz mal… até porque é assim que funciono e não há nada a fazer.

Mas fica a resposta. Ouço pouca música porque gosto muito da música que ouço.