Star Wars, o álbum-surpresa dos Wilco

Wilco - Star Wars

Os Wilco decidiram fazer-nos uma surpresa e lançaram um álbum sem aviso prévio. Em troca de um endereço de correio eletrónico, os Wilco deram-me Star Wars, uma bonita pintura de um gatinho e 11 novas músicas. De borla, amigos. E diz que é por tempo limitado.

Quanto à música… Bem, odeio ser desmancha-prazeres. Acho que tem a ver com um certo medo da rejeição, não sei. Coisas minhas. Mas acho que desta vez não há como escapar. Tal como, aparentemente, não há como escapar à expressão Star Wars em 2015, vá-se lá saber porquê.

Os Wilco nunca farão um álbum mau na vida, nunca lançarão nada de que possam envergonhar-se. Mas não quer dizer que tudo o que fazem mereça por si o esforço que por vezes Jeff Tweedy e companhia nos exigem. E, após algumas audições, devo dizer que não consegui afastar a cínica impressão de que há um motivo muito simples para este álbum ter sido lançado de graça online: é que não está ao nível dos outros.

Star Wars é, além de uma marca de inegável sucesso, um álbum que parece feito de recortes, remetendo para o espírito do que pudemos ouvir em 2014 quando Jeff Tweedy editou um interessante álbum de 20 músicas chamado Sukierae.

O novo Star Wars é esquisito e experimental, o que é bom, mas não é inesquecível, o que não é bom, como é óbvio. A mistura entre experimentação e uma certa sensibilidade pop é o que fez dos Wilco uma referência da música norte-americana nos últimos 20 anos. Neste álbum, os Wilco ficaram-se pela (primeira) metade.

Canções como “Random Name Generator”, “Pickled Ginger”, e “King Of You” não chegam para matar saudades e o mais provável é que me esqueça delas rapidamente. Depois há “You Satellite”, “Where Do I Begin”, “Magnetized” e, sobretudo, “Cold Slope”, bons momentos. A última, então, vale realmente a pena. Mas nenhuma delas faz esquecer os melhores momentos dos Wilco.

Uma coisa tenho de admitir: eles sabem divertir-se e divertir-nos. A única coisa que me chateia realmente no álbum (e que para mim faz toda a diferença, atenção) é que não vou encontrar muito dos Wilco que adoro aqui. Mas o álbum ouve-se bem, tem uma bonita pintura de um gatinho e 11 músicas que escorregam sem dificuldade. Mesmo que a seguir não me lembre de algumas delas.