De vez em quando, lembro-me de ir ver o top de vendas de discos em Portugal, que é elaborado pela Associação Fonográfica Portuguesa, entidade que representa grande parte do mercado nacional da edição e da distribuição de discos.
Vi agora o top da semana passada e é quase impossível não ficar deprimido. Ora vejam lá…
- The XX – Coexist
- Pablo Alborán – En Acústico
- Paula Fernandes – Ao Vivo
- Bob Dylan – Tempest
- Paula Fernandes – Meus Encantos
- David Guetta – Nothing But The Beat
- One Direction – Up All Night
- Os Caricas – Panda e os Caricas
- Maria de Vasconcelos – As Canções da Maria
- Coldplay – Mylo Xyloto
Creio que é razoável assumir que isto foi uma boa semana. The XX em primeiro, Bob Dylan entalado no quarto lugar entre dois discos de Paula Fernandes e ainda os Coldplay a fecharem os dez primeiros… não é um péssimo registo para o que estamos habituados a ver por cá.
Ainda assim, é deprimente: Pablo Alborán, Paula Fernandes (vezes dois), David Guetta, One Direction (sendo que estes até compreendo por causa do fenómeno), um álbum de canções infantis de Maria de Vasconcelos… É tudo tão pobrezinho. E a AFP nem divulga os números de unidades vendidas – aí então seria verdadeiramente chocante (e nem se ponham a falar dos DVDs musicais).
Enfim, é a realidade que temos. Outra característica interessante da realidade que temos: para ver o top AFP da semana passada tive de ir ao Artistas & Espectáculos e à página de Facebook do Top+ da RTP (sim, ainda dá). No site da AFP há um top, sim, mas sabe-se lá de quando.
Mercado extremamente dinâmico e vivo, pois.