Como fazer uma mixtape 1 – destinatário

Mixtape

Este artigo faz parte da série Como fazer uma mixtape.

Há pelo menos um aspecto que antecede o momento em que decidem fazer uma mixtape: o destinatário. A este nível, há sobretudo duas hipóteses: estão a fazê-la para vocês ou para outra pessoa. Eu sei que há sempre a possibilidade de o estarem a fazer para uma viagem de amigos ou algo do género… mas vamos considerar colocar todas as coisas deste género na segunda hipótese, está bem?

Pois bem, se estiverem a preparar uma mixtape para vocês próprios (narcisistas!), é muito menos problemático do que se o estiverem a fazer para outros. Não há tanta pressão para agradar (é preciso explicar?), ensinar ou convencer. Vocês estão convencidos, rendidos ao vosso próprio bom gosto. Os únicos problemas que encontram são a escolha e a ordenação das músicas. O resto é conversa.

No caso de não serem destinatários do vosso próprio exercício de edição, então é preciso, antes de tudo, saber quem é a pessoa. E não me refiro a investigá-la e assim; falo do nome e do tipo de relação que têm com ela. Pode fazer-se uma mixtape para o pai? Sim. Para um amigo? Sim. Para a namorada? Sim. Podem ser iguais? O resultado final até pode… mas, dado que os objectivos são diferentes, é muito mais provável que não. É que o destinatário influencia todos os outros pormenores da mixtape.

Tendo isto em conta, tomem atenção a pelo menos alguns dos seguintes pontos no que ao destinatário diz respeito:
– artistas e géneros musicais favoritos
– artistas e géneros musicais indesejáveis
– idade, sexo, profissão e coisas do género
– interesses
inside jokes

Há muitos mais pontos que não estão presentes nesta lista. De qualquer forma, creio que algumas das características acabam por entrar automaticamente na forma como preparam a mixtape… por isso, não se preocupem.

O vosso cunho pessoal estará sempre presente e é certamente influenciado pela relação que têm com o destinatário… portanto não o exagerem só para impressionar. É que, se nos descuidamos, acabamos a fazer uma mixtape para dentro, cheia de personalidade mas nem sempre de interesse.

E vocês? Que características da pessoa a quem se destina a mixtape é que têm em conta?

A série Como fazer uma mixtape até agora:
Introdução