Descobrir sem querer: The R.G.Morrison

The R.G.Morrison - Learning About Loathing

Antes de mais nada, uma pouco de contexto.

Assisti, em Guimarães, a um dos melhores concertos do ano. Dois dias depois de ver os The National pela terceira vez em pouco mais de dois meses, fui completar a minha colecção de discos deles à Amazon. Comprei dois álbuns, dois EPs e dois singles. Um deles ainda está para chegar. O outro foi comprado no marketplace, que é onde se arranjam verdadeiras pechinchas por aqueles lados. Lit Up, o tal single, foi o primeiro a chegar-me às mãos. Mas vinha com uma surpresa.

Metidos na caixa juntamente com o CD single de uma das melhores músicas de Alligator estavam uma capa de plástico, um pequeníssimo booklet e um CD intitulado Learning About Loathing, editado em 2005 por uns tais The R.G.Morrison.

Poderia ter ficado desagradado mas como até gosto de música de borla… lá fui ouvir o álbum. Sobre a banda e o tipo que dá nome à banda, sei muito pouco. Tem MySpace e tem editora (aliás, R.G. Morrison parece mesmo ser um dos responsáveis pela editora). E é isto.

Quanto à música propriamente dita, está muito dentro do género que me tem dominado nos últimos tempos: folk (e derivados). Muito, muito lo-fi, já agora. É um bom álbum.

“Learning About Loathing”, o tema de abertura, “Ruder Me” e a canção escondida no final do disco são bons exemplos do som dos The R.G.Morrison; guitarra, piano e voz são o núcleo duro, sendo que de tempos a tempos vão surgindo arranjos envolventes e feitos com bom gosto.

À cabeça, vêm-me nomes como Nick Drake e Scott Matthews… por causa da voz atordoante de R.G. e da forma como canta. Ainda assim, continuo a preferir os primeiros dois.

Enfim, foi uma boa descoberta. Ainda não tive tempo de explorar as novidades da editora… mas parece ser um cantinho interessante. Vale a pena ficarmos atentos aos lançamentos deles.