Sketches demasiado escandinavos de Ane Brun

anebrun-sketches

Escrevi há algum tempo sobre Changing of the Seasons, um dos álbuns que mais me entusiasmou este ano. O entusiasmo não esmoreceu; de tempos a tempos, regresso ao maravilhoso som da demasiado escandinava Ane Brun e deixo-me ficar por lá.

Chatice das chatices: agora, Ane Brun lançou Sketches, um álbum de versões acústicas das músicas de Changing of the Seasons. O novo disco tem duas músicas extra mas o resto é tudo igual, alinhamento incluído.

O acústico Sketches não é muito diferente de Changing of the Seasons, que dificilmente é outra coisa que não acústico também. Em Sketches, as músicas estão mais despidas mas nem por isso desaparecem as vozes de fundo e os arranjos de cordas, que lá se fazem ouvir de espaços a espaços.

O resultado final não é especialmente diferente. As melhores músicas de um continuam a ser as melhores do outro. E as novas não acrescentam grande coisa. Não ofendem… mas consegue perceber-se porque foram deixadas de fora.

“Gillian”, “Changing of the Seasons”, “Ten Seconds”, “Linger With Pleasure” e “The Treehouse Song” continuam a ser brilhantes mas a vantagem de um álbum de versões é que se encontram sempre outras coisas que mudaram o suficiente para merecerem destaque: no caso de Sketches, é “Don’t Leave” que ganha outra graça. Gostaria de a ter visto ainda mais seca (uma voz, uma guitarra)… mas já ganhou muito. Culpo a guitarra. Agora quero ouvi-la vezes sem conta. Que posso eu fazer?