O melhor de 2008 – concertos

radiohead barcelona

Este é o primeiro de três posts sobre o melhor da música em 2008.

Vi bastantes concertos este ano, ainda que a maior parte esteja concentrada em meia dúzia de dias: os dias do Rock In Rio e do Alive. Se dos primeiros não há muito que fique na memória – excepção feita a um especialmente triste espectáculo -, dos últimos muito pode ser dito. Mas nem só de festivais vive o homem. 2008 foi um ano regado a Aula Magna, Coliseu e Campo Pequeno… e a uma ou outra aventura de longa distância.

Os cinco melhores concertos a que assisti em 2008:

5 – Sigur Rós no Campo Pequeno, Lisboa (11 de Novembro)

Vi os Sigur Rós ao vivo pela terceira vez e não posso dizer que me arrependa. Fecharam o concerto com as duas melhores músicas e continuam fantásticos em palco.
Ler reportagem

4 – Vampire Weekend no Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras (10 de Julho)

São um dos maiores hypes de 2008 e merecem completamente a atenção. Sim, o vocalista parece um nerd saído dos anos 80 e, sim, a música está sempre a fazer lembrar Peter Gabriel. Posso dizer, no entanto, que ao vivo são gigantes.
Ler reportagem

3 – Cat Power no Coliseu dos Recreios, Lisboa (26 de Maio)

Um concerto fantástico de uma mulher cheia de imperfeições. Chan Marshall faz o que quer com a música que interpreta e isso reflecte-se ainda mais ao vivo. Nunca será um animal de palco, pelo menos não no sentido mais habitual da expressão. O concerto foi inesquecível – o triunfo da incoerência e da displicência.
Ler reportagem

2 – The National no Manta, Centro Cultural Vila Flor, Guimarães (18 de Julho)

Ia perdendo este concerto por um triz. E teria sido uma pena. Foi quase perfeito: o ambiente, o local, a setlist, o desempenho da banda e aquela descompressão pós-concerto…
Ler reportagem

1 – Radiohead no Daydream Festival, Parc del Forum, Barcelona (12 de Junho)

2008 fica marcado por uma noite de Santo António muito especial. Em vez de ficar por casa, dei um salto a Barcelona e fui ver os Radiohead ao vivo pela primeira vez. Foi o melhor concerto da minha vida e algo me diz que é bem provável que também tenha sido o melhor do ano.
Ler reportagem.

2008 foi o ano em que vi os Radiohead ao vivo pela primeira vez. Era impossível haver outro concerto em primeiro nesta lista.