Mogwai temem satanás mas faltou ali qualquer coisa

Está provado que, com a excepção de “Batcat”, o mais recente dos Mogwai não vai deixar grandes marcas. Ao vivo, as músicas de The Hawk is Howling são aborrecidas – como no álbum, de resto. Não é que sejam genuinamente más. Só não são é realmente boas, coisa que se espera dos Mogwai com alguma legitimidade.

O concerto dos Mogwai na Aula Magna fica irremediavelmente marcado por isto… mas também o fica pelo fantástico desempenho em “Mogwai Fear Satan” e “Like Herod”, provavelmente as duas melhores músicas do quinteto escocês. Tinha medo de ficar pendurado porque, segundo consta, parece que eles não as têm tocado muito nesta digressão… mas ei, tocaram e fizeram muito bem. Os altos e baixos, as magníficas explosões, tudo o que há de bom em Mogwai está presente nestas duas músicas. E, posso admitir, a “Batcat”, que veio a seguir a “Like Herod”, ficou muito bem na fotografia.

Também valeu a pena porque “Hunted By A Freak” é uma música fantástica e “Friend of the Night” é daquelas calmas que resulta bem ao vivo.

Mas faltou algo a este concerto. Faltou não me aborrecer aqui e ali e faltaram, claro está, “Yes! I am a long way from home” e “Stanley Kubrick”. Mas isto já era mais complicado de acontecer.