A adolescência segundo os Broken Social Scene

BSS

Os Broken Social Scene deram no dia 11 de Julho um concerto que poderá muito bem ter sido inesquecível. Há muito tempo que não se juntavam em palco tantos membros da banda, com destaque para as três vozes femininas – Amy Millan, Emily Haines e Leslie Feist. Também lá estavam os obrigatórios Kevin Drew e Brendan Canning, como é óbvio, bem como Justin Peroff e Andrew Whiteman.

Gratuito, o concerto realizou-se em Toronto, a cidade natal da banda. Escusado será dizer que não posso falar muito do concerto, que tenho estado por Portugal. Posso, no entanto, chamar a atenção para um vídeo que me recordou a edição de 2006 do Festival Paredes de Coura. A música é “Anthems for a seventeen year old girl” e lembro-me de a ter “descoberto” naquele concerto – um dos melhores a que assisti até hoje.

Aqui, temos uma vantagem: a vocalista original, Emily Haines. Mas esta canção sempre foi mais do que um conjunto de bons atributos musicais. “Anthems for a seventeen year old girl” é autêntica, crua, insegura e, no fundo, adolescente. Sempre a interpretei como sendo cantada por uma miúda cuja melhor amiga se tornou popular. Daí o carro, o telefone e a distância. Os pedidos – “park that car, drop that phone, sleep on the floor, dream about me” – parecem desesperados mas são simplesmente honestos. A repetição constante das mesmas palavras – o que era antes, o que é agora – tira-nos daqui por uns minutos e faz-nos recordar tempos mais simples, mais estúpidos.

Ao vivo, como em estúdio, “Anthems for a seventeen year old girl” é lindíssima. Ao vivo, vemos os saltos quase infantis de Emily Haines e de Feist naquele final fantástico, a doçura de uns inocentes braços no ar e uma total ausência de cinismo que quase consegue tornar o ar mais puro. Não me levem a mal, que sou um cínico, mas este vídeo – amador, que há coisas impossíveis de fabricar – é, em si, um verdadeiro retrato do que são os Broken Social Scene.