Band Of The Day

BOTD

Há dezenas de aplicações e sites dedicados à descoberta de música: Last.fm, Pandora, Aweditorium, Shazam, Discovr Music, Hitlantis e SoundHound são apenas alguns deles. Uns com mais sucesso do que outros e todos eles com características únicas que os distinguem.

Ultimamente, tenho andado a dar especial atenção a Band Of The Day, uma aplicação lançada originalmente para iPhone em setembro de 2011 e para iPad já este ano pela 955 Dreams. A premissa está no nome da aplicação: mostra-nos uma banda nova por dia. É, portanto, uma boa altura para recordarmos um mantra muito especial: keep it simple, stupid. Foi isso que eles fizeram.

Band Of The Day é uma espécie de revista digital que inclui músicas, vídeos, fotos, biografias, críticas, alinhamentos de álbuns e EPs e alguma da conversa que se vai gerando sobre as bandas. Além disto, é possível ver um top das bandas favoritas dos utilizadores, interagir com amigos através da aplicação, partilhar tudo e mais um par de botas nas redes sociais e comprar as músicas que quisermos no iTunes.

É possível explorar os dias todos – o ecrã inicial da aplicação é um calendário – mas a dosagem recomendada de uma banda por dia é uma opção bem engraçada. Ao contrário de outras aplicações, como acontece com Aweditorium, por exemplo, aqui não está tudo ao monte. Além disto, onde as outras tentam seguir o caminho da rádio, Band Of The Day segue o caminho da revista de música. Se forem como eu, aos primeiros acordes de uma música de que gostam, vão querer saber tudo sobre a banda. Band Of The Day não só torna isso possível como acarinha essa forma de consumir música.

Neste momento, é uma das aplicações que mais uso no iPad. Extremamente fácil de utilizar, Band Of The Day torna a descoberta de música nova mais fácil para quem não tem assim muito tempo disponível. Tendo em conta que é de graça (com anúncios estáticos que interrompem a leitura de biografias e afins quando se muda de página), não peço mais nada. Só espero que continue a trazer-me novos sons.

Já me trouxe os Memoryhouse e promete trazer-me muito mais coisas boas. E vocês, já usaram esta aplicação? O que têm a dizer?