Numa nota mais pessoal – novidades antigas

NMH

Uma das grandes vantagens de não ser um neófilo é que sou muitas vezes surpreendido por coisas bastante antigas. Em 2012, apaixonei-me por um álbum lançado há 14 anos. In The Aeroplane, Over The Sea, o último editado pelos Neutral Milk Hotel, que viriam a acabar no ano seguinte.

E não foi em 2012 que o descobri – já o conhecia há uns poucos anos. Mas um dia aconteceu. Ouvi e a coisa começou a resultar. E depois apercebi-me de que não havia só uma ou outra canção gira mas um álbum inteiro pertíssimo da perfeição. E, como já passou tanto tempo, é fácil perceber que, ao contrário de muita coisa que por aí louvamos ano após ano, In The Aeroplane, Over The Sea aguenta-se muito bem com o passar do tempo.

E depois tem “Two Headed Boy”, que ouvi vezes sem conta este ano, e… o resto do álbum, que não ficou muito atrás. As letras perversas e divertidas mas nem sempre totalmente compreensíveis de Jeff Mangum, juntamente com a sua voz estridente e mandona, fazem deste álbum uma peça essencial de qualquer coleção de música. Dito isto, tenho de admitir que andei a falhar durante uns quantos anos. Mas está corrigido!

Não deixa de ser engraçado que ainda nem sequer tenha tentado ouvir os dois álbuns anteriores dos Neutral Milk Hotel. Até agora, In The Aeroplane, Over The Sea tem chegado. Além disso, tive a sorte de poder alimentar este vício com o concerto de Jeff Mangum na Casa da Música, a propósito do Optimus Primavera Sound, algo que foi… fantástico.

Não há muita gente que possa dizer isto, mas digo-vos eu: 2012 foi ano de Neutral Milk Hotel.