Curso gratuito de História do Rock

Burro velho não aprende línguas mas pode aprender um bocado mais sobre música. Foi com este espírito que me inscrevi no curso de História do Rock do Coursera, uma plataforma online que disponibiliza dezenas de cursos gratuitos no âmbito de parcerias com universidades de vários países.

A primeira parte (de duas) do curso dura 7 semanas e já está em andamento. O esquema é muito simples: o professor disponibiliza vídeos sobre vários temas todas as semanas e, no caso específico deste curso, há testes de duas em duas semanas, bem como um exame final. Fala-se da indústria, do contexto social, do som e de canções e artistas específicos. Nem parece escola.

Esta abordagem à educação é muito interessante e a discussão sobre as vantagens (acesso gratuito e fácil a cursos elaborados por professores universitários) e desvantagens (acompanhamento deficiente dos milhares de alunos por parte dos docentes, por exemplo) do modelo está longe de estar terminada… mas aqui fala-se de música, pelo que vou deixar isso para segundo plano.

Se gostam de rock e mesmo que conheçam imensa coisa sobre a história da música popular do século XX, não posso deixar de recomendar que se juntem a uma das próximas edições do curso. Eu, até agora, estou a adorar.