Coisas velhas: “Make Your Own Kind Of Music”

cass

Mama Cass cantou uma canção digna de um Festival da Eurovisão e eu adoro-a por isso.

Não foi assim há tantos anos que me cruzei com “Make Your Own Kind Of Music” pela primeira vez. Estávamos em 2005 ou 2006 e eu estava em casa de um amigo a ver o início da segunda temporada do Lost.

É dos melhores começos de temporada que já vi e parte desse mérito tem de ir diretamente para Mama Cass e este ingénuo hino ao “faz o que quiseres”. A música é grandiosa, épica e positiva. Praticamente desde que a conheço que rezo pela chegada do dia em que vou ouvir os Broken Social Scene a fazerem uma versão disto. É que só lhe falta mesmo uma boa dose de caos para ser perfeita.

Barry Mann e Cynthia Weil não estariam certamente a pensar nos Broken Social Scene quando compuseram a música. Provavelmente não estavam a pensar em ninguém em especial, já que a primeira banda que a tocou se chamava Will-O-Bees e não posso dizer que alguma vez tenha ouvido falar deles. Editaram-na em 1968 e até conseguiram fazer com que tivesse alguma piada mas, comparada com a versão de Mama Cass, editada no ano seguinte, não é nada.

Sem The Mamas & The Papas, Cass Elliot teria sido apenas mais uma pessoa qualquer. “Make Your Own Kind Of Music” pode não ter chegado para dar especial força à carreira dela a solo mas tanto me faz. Bate para aí 3/4 das músicas dos The Mamas & The Papas aos pontos sem problemas, essa é que é essa.