Guia para comprar discos em segunda mão online

dane-deaner-292184-unsplash

Se eu recebesse um euro por cada vez que paguei mais do que devia por um disco em segunda mão, não seria suficiente para compensar a diferença entre o que paguei e o que devia ter pago.

Confusos? É simples: tendo a pagar demasiado pelos discos que compro em segunda mão. Não é difícil, até porque o mercado dos discos usados é, como qualquer mercado, volátil. Se há uns anos tivesse comprado o Drill, dos Radiohead, por €200, talvez tivesse ficado satisfeito, já que o CD era comummente vendido por mais 50 ou 100 euros no eBay. Mas comprei-o por pouco mais de €100 e mesmo assim poderia ter pago menos.

Apesar de haver uns quantos fatores que escapam ao controlo de quem compra (um disco pode estar disponível no eBay dois dias depois de vocês o terem comprado mais caro no MusicStack, por exemplo), há formas de diminuir o risco de tomar decisões erradas e conseguir fazer um bom negócio online. As lojas tradicionais são muito boas se não andam à procura de um disco específico, já que vos permitem ver o estado do mesmo antes de o comprarem e, na maioria dos casos, até podem testá-lo. O único (potencial) senão é o preço e o tempo dispendido – no entanto, o preço pode ser compensado por não terem de pagar portes de envio.

Mas… e online, o que podemos fazer para garantir o melhor negócio possível naquele disco que queremos mesmo?

Classificação dos vendedores

Os principais sites de compra e venda de discos em segunda mão utilizam sistemas de pontuação baseados nas opiniões dos utilizadores. A complexidade destes sistemas varia mas o que não varia é a importância dada tanto por vendedores como compradores. Um vendedor tentará sempre evitar feedback negativo, pelo que, se sentirem lesados por um atraso, porque o produto não está nas condições descritas ou por outro motivo qualquer, podem sempre tentar dialogar para chegar a algum lado (devolução ou desconto, por exemplo). Assim, tenham o cuidado de verificar sempre que o vendedor em causa tem feedback positivo acima de 98% e que tem muitas transações feitas: isto é, regra geral, suficiente para perceber que o serviço prestado é consistentemente bom. Da mesma forma, é razoável assumir que os vendedores que mais transações têm tendem a oferecer os melhores preços.

Estado do disco

Caso procurem um disco específico, é importante terem noção de que “usado” pode significar uma série de coisas entre “como novo” e “tão estragado que nem toca”. Dependendo de quão raro for o disco, pode ser que não o encontrem à venda como novo (ou que seja extremamente caro). Eu, por exemplo, valorizo muito o estado da embalagem mas não me importo de comprar alguns discos mais antigos com marcas de uso (rasgões de um ou dois milímetros da embalagem, uma ou outra etiqueta). No que diz respeito ao disco propriamente dito, se não tocar para mim não serve.

Geralmente, os principais sites de venda e leilão de discos usados utilizam sistemas de classificação parecidos para descreverem o estado dos produtos. Algo como:

Mint/near mint

Excellent/Very good +

Very Good

Good

Fair

Poor

Basicamente, quanto melhor for a condição do produto, mais caro será. Certifiquem-se de que sabem a que corresponde a descrição da condição. O Discogs, por exemplo, tem uma área em que descreve cada um dos níveis. Se o disco que comprarem não corresponder à descrição, entrem em contacto com o vendedor. Como vos disse antes, é muito habitual estarem dispostos a renegociar tendo em conta o vosso feedback.

Dito isto, no geral, não recomendo nada abaixo de “Very good”. O disco vale muito menos, poderá não dar para tocar na perfeição e a embalagem deverá ter bastantes danos.

Atenção aos pormenores

Leiam atentamente a descrição do produto e procurem no mesmo site e noutros por alternativas – pode ser que consigam encontrar algo nas mesmas condições por menos um ou dois euros.

Não se esqueçam, no entanto, de verificar a proveniência do produto. Se vivem em Portugal ou noutro país da União Europeia, tentem encomendar o produto a um vendedor europeu, para evitar os extremamente incovenientes IVA de importação e taxa alfandegária. Não só é habitual a alfândega reter a vossa encomenda durante alguns dias como muitas vezes acabam por ter de pagar bastante mais do que o que era suposto.

Quando finalmente receberem o produto, verifiquem se está de acordo com a descrição referida. Por exemplo, quando encomendei o tal CD dos Radiohead através do Discogs há cerca de um ano, a capa tinha um ligeiro rasgão que fazia com que o produto estivesse em piores condições do que era anunciado. Contactei o vendedor e este fez-me um desconto de 20-25% (que aceitei sem negociar por me parecer justo).

Só depois de verificarem a condição da embalagem e de terem posto o disco a tocar é que devem dar feedback, já que é uma das grandes armas de quem compra. Se o disco chegar tarde e a más horas, devem referi-lo. Se o vendedor responder tarde aos vossos emails, devem referi-lo também.

Métodos de pagamento

Na hora de pagar, deem primazia a vendedores que aceitem PayPal ou gateways de pagamento com cartão de crédito reconhecidas no mercado (WorldPay, Amazon Checkout, Stripe e Sage são alguns exemplos). Assim, a probabilidade de serem vítimas de fraude diminui drasticamente porque estão a utilizar intermediários certificados e especializados neste tipo de transações. Além disto, é sempre menos arriscado do que fazer transferências bancárias antes do envio dos produtos (no caso de compras feitas em Portugal).

Os melhores sites

Escolher um site é a parte fácil. Quanto mais popular for o disco, maior é a hipótese de o encontrarem nos maiores sites a um bom preço.

eBay

O eBay é um caso paradigmático e consegue, por funcionar com base em leilões, oferecer muitas vezes o melhor preço a quem procura discos. Mas exige tempo e um estado de alerta interessante nos minutos finais de cada leilão. Podem sempre ver estes minutos finais como entretenimento adicional – a mim, nos leilões mais dramáticos, ganhar é coisa para me fazer festejar como se o Benfica tivesse marcado o golo da vitória no último minuto.

Amazon Marketplace

O mercado da Amazon é muito interessante e uma excelente opção para quem procura discos em segunda mão a bom preço. Quando pesquisarem por um disco, vejam sempre se existe algum usado (ou novo) disponível através de outro vendedor que não a Amazon (normalmente, encontram alguns links na página do produto por baixo do preço da Amazon). O facto de os vendedores estarem associados a este gigante do retalho dá-lhes alguma credibilidade e, consequentemente, alguma segurança na hora de comprar. A compra é processada através da Amazon, pelo que, se não tiverem conta no PayPal, não precisam de ficar especialmente preocupados com questões de segurança por utilizarem o cartão de crédito. Além disso, se o vendedor não cumprir, é fortemente penalizado pela Amazon… e a minha experiência diz-me que as lojas fazem tudo para evitar isso.

MusicStack

Não se deixem enganar pelo ar 1999 do site. Façam uma pesquisa e vejam por vocês mesmos. Encontram imensos produtos de vários vendedores, sendo possível filtrar de forma a ter só vendedores europeus, norte-americanos, asiáticos, etc. Escusado será dizer que, se viverem em Portugal, devem optar por vendedores europeus – vai custar menos dinheiro e demorar menos tempo a chegar, certamente.

Discogs

É o meu preferido porque utilizo o site para organizar a minha coleção de discos e porque, regra geral, consigo encontrar tudo um pouco mais barato. Se o disco que acabei de comprar está na Wantlist, o site pergunta-me logo se quero retirá-lo e passá-lo para a minha coleção. E permite-me perceber o histórico dos preços (o mais baixo, o mediano e o mais elevado) pagos por aquele disco. O contexto ajuda a perceber se devemos esperar mais uns tempos para comprar determinado disco ou aproveitar a oportunidade, embora possa ser enganador (por exemplo, se a embalagem não estiver em grandes condições, isso não é tornado claro neste histórico de preços).

Questões e sugestões

Têm dúvidas sobre os sites referidos? Conhecem outros sites? Têm algum ritual fundamental para o vosso processo de compra? Têm questões quanto aos métodos de pagamento? Façam-se ouvir nos comentários e o artigo será editado sempre que necessário.