It’s Decided, a segunda vida de Andy Kim

Andy Kim

A vida dá muitas voltas. Isto parece ser especialmente verdade para Andy Kim, o veterano cantor e compositor pop canadiano conhecido por “Sugar Sugar” dos Archies, “Rock Me Gently” e pouco mais (pelo menos, por cá). Com uma carreira de mais de 50 anos, teve bastante sucesso no Canadá mas nunca deu o salto para o estrelato internacional.

Não me parece que Andy Kim ainda alimente esperanças de que isso venha a acontecer. Aliás, nem há problema nenhum com isso.

Há pouco mais de dois anos, surgiram as primeiras notícias que davam conta de que Kim tinha começado a trabalhar com Kevin Drew, dos Broken Social Scene, para lançar um álbum. Quem, como eu, gosta de praticamente tudo o que Kevin Drew faz, tinha de ficar curioso.

Chegamos a 2015 e chega It’s Decided. O que posso dizer-vos sobre o disco?

Digo-vos que parece muitas vezes que é um álbum de Kevin Drew, uma sequela de Darlings… mas com outra voz principal. Tal como Darlings, não vai mudar a vida a ninguém, mas é das coisas mais agradáveis que já me passaram pelos ouvidos este ano. It’s Decided dá-nos uma pop cuidada e cheia de pormenores maravilhosos, algo que podemos esperar de projetos em que Kevin Drew está envolvido. E vale a pena ouvir canções como “Forest Green”, o remake de “Shoot’em Up Baby”, “Sister OK” e a especial “Who Came First”, cujo final me faz ter tantassaudades dos Broken Social Scene que nem vos passa pela cabeça.

Mas o que mais me interessa em It’s Decided é mesmo o renascimento de Andy Kim, que estava morto e enterrado para a música. Será certamente mais orgânico do que uma manipuladora estratégia de rebranding mas ainda assim é engraçado olharmos para o tema dessa perspectiva.

Andy Kim deixou de ser uma estrela pop de pouco sucesso e transformou-se, temporária ou definitivamente, num velhote fixe do indie pop-rock, ganhando créditos por se associar ao tipo mais cool do Canadá. Não é o rebranding mais eficaz da história? Bem, pode não ser mas… olhem para mim a escrever sobre o gajo que escreveu o “Sugar Sugar” dos Archies.

Segundo Kevin Drew, a amizade cresceu e a ideia do álbum surgiu graças ao entusiasmo que Andy Kim põe em tudo. Se acompanham Drew há algum tempo, como eu, sabem que é muito provável que isto seja mesmo assim. O tipo é um romântico.

Por mais anos que tenha de marketing a sugar-me a alma, ninguém me tira da cabeça que as melhores estratégias de comunicação e marketing são as que surgem naturalmente, as que são genuínas. E é o que isto parece, honestamente. Não posso deixar de sentir-me relativamente feliz por isso.

O álbum é alguma coisa do outro mundo? Não, mas não é nada mau. E Andy Kim ganhou certamente mais uns ouvintes com It’s Decided, disso não tenham dúvidas.