O chato

Mark Kozelek

Quando inicio um processo de descoberta de um artista, há dois caminhos possíveis: ou percebo que não quero saber assim tanto… ou quero tudo. Quero tudo – ouvir tudo, saber tudo, partilhar tudo – e transformo-me num valente chato. Por hipótese, entra um amigo no carro e pergunta, passados alguns minutos, se estamos a ouvir a mesma música em repeat. Estamos sim… e vamos continuar.

É assim que a coisa funciona. Fico viciado numas quantas, às vezes apenas numa, e ouço-as até à exaustão. Depois descubro outro álbum, outro EP, outro b-side e lá vamos nós outra vez. Fico um chato do pior. Não para mim, certamente. Para vocês.

Ultimamente, estou numa dessas fases. A mais recente que tinha tido assim em grande escala tinha sido com os Eels. Antes disso, tinham sido os The National. E antes disso, apenas os inevitáveis Radiohead.

Pois que agora é Mark Kozelek e os seus projectos. Estou a consumir tudo o que posso dele… e não ouço praticamente mais nada.

Esta semana, ouvi pela primeira vez Tiny Cities, um álbum dos Sun Kil Moon constituído exclusivamente por covers dos Modest Mouse, e adorei. As letras de Isaac Brock respiram de outra forma quando se percebe o que é dito. E são outras músicas, nem vale a pena comparar. Adoro Modest Mouse… Se começasse a comparar versões, acho que dava em doido. Estou a ouvir umas quantas em repeat nos dias que correm.

Além disto, ontem calhou passar pela Fnac do Chiado e lá fui ver o que havia de Kozelek. Não tinha muita esperança mas estava para lá de errado. Não só tinham um CD dele como era uma espécie de mega-raridade que não se vende em lado nenhum. Chama-se If You Want Blood e é uma edição exclusivamente… portuguesa (editada pela Música Alternativa). Este disco compila duas edições um pouco mais comuns do músico – o EP Rock ‘n’ Roll Singer e um álbum de covers dos AC/DC (sim, esses AC/DC) chamado What’s Next To The Moon – e foi editado internacionalmente apenas em vinil. Pelo que vi, esse vinil sai caro a quem quiser comprá-lo. O CD… não encontro qualquer preço de referência. A mim custou-me 10,90 euros.

Acho que foi uma boa compra.

Eu disse que estava chato, não disse?