iTunes 11 finalmente disponível

nova versão do iTunes parecia estar enguiçada. Depois de ter sido anunciado pela Apple em setembro no evento de revelação do iPhone 5, o iTunes 11 ficou com lançamento agendado para outubro mas tivemos de esperar até ao fim de novembro para  lhe pormos a vista em cima.

Pois que ele aí está, com um visual mais limpo, uma organização diferente com maior separação dos conteúdos de diferente tipo (filmes, música, livros, aplicações, etc.) e uma Store renovada. Inovações propriamente ditas ainda não consegui encontrar uma única.

Por outro lado, pode ser impressão minha… mas parece-me mais leve. Em computadores novos, estou certo de que não se nota muita diferença. No meu, que já começa a ganhar uns cabelos brancos, características como esta são extremamente valiosas. Mas ainda é demasiado cedo para conseguir avaliar isto como deve ser.

De resto, acho que desapareceu o bonito mas muito pouco prático cover flow. O Genius está mais bem integrado no interface de utilizador, seja através do menu de contexto das músicas ou da zona de playlists. O Ping, como foi anunciado, desapareceu. Porque será?

É mais uma aplicação da Apple a ganhar aquele estilo iOS que a empresa tem vindo a implementar no seu software para o Mac OS X. Em termos práticos, vai continuar a servir perfeitamente os objetivos de compra, organização e reprodução de música e outros conteúdos multimédia dos seus utilizadores.